Como inserir o Centro Administrativo no mais simbólico dos eixos de Belo Horizonte? É possível elogiar o vazio urbano da avenida Afonso Pena por meio de sua ocupação – e não de sua preservação? Pode este ponto de convergência de modais – estação de metrô, terminais de BRT, terminal de ônibus urbano, ciclovias – se transformar na solução de todas as desarticulações, congestões e falhas do Centro? Esta proposta assume uma postura que explora essa contradição: a hiperdensidade de um edifício de 100.000 m2 como elogio de um vazio urbano e como um meio de reestruturar um tecido urbano esgarçado.
Formalmente, o CABH divide-se em dois, como que partido pelo eixo da Afonso Pena e como que ocupando e liberando este eixo simultaneamente. O edifício parte de uma linguagem geométrica que explora linhas reversas: em resposta ao eixo, abre-se uma fenda diagonal entre as duas partes, como é diagonal a linguagem abstrata tão recorrente nas esculturas neo-concretas de artistas como Amilcar de Castro e Franz Weissman que permeiam a cidade.
Nessa leitura de um contexto situado entre a arte pública e o desenho urbano, não menos importante é a escultura “Liberdade em Equilíbrio” (1982) da também neo-concreta Mary Vieira. Enquadrando a avenida, esta obra é um elemento que materializa o vazio do eixo e insinua a importância da Serra do Curral na cidade, sendo ambas – a serra e a escultura – referências fundamentais na concepção do edifício.
Sua linguagem diagonal é resultado do deslocamento de quatro vértices do volume principal. É este deslocamento que delineia um vão triangular entre os dois edifícios, remetendo a iconografia do CABH à uma outra escultura no eixo da Afonso Pena (“Monumento à Paz”, a escultura vertical na Praça do Papa), à plasticidade dos eixos a 45 graus dos quarteirões da cidade, ao plano urbano original do século XIX, ao triângulo emblemático da bandeira do Estado.
Alguns excertos do memorial do projeto:
“Praça Coberta: um Campo Ativo
O CABH paira sobre um grande rotor de pedestres. O edifício está construído sobre um pilotis de nove metros de altura, o que permitirá o uso do solo como uma grande Praça Coberta inteiramente aberta ao público e à cidade. A Praça Coberta é uma espécie de distribuidor de movimentos: um campo ativo que organiza e catalisa uma ampla gama de atividades fixas ou transitórias, possibilitando diferentes arranjos e assumindo diversos aspectos de acordo com as circunstâncias. Fluxos de múltiplas direções permeiam esta plataforma aberta à circulação de pedestres, tenham eles como destino o CABH, a futura estação de metrô da Lagoinha, a estação de Trem Urbano, o Terminal Metropolitano, as estações de BRT, o Centro, a Lagoinha, a Praça do CABH etc.
“O desenho do piso da Praça Coberta é exatamente o mesmo piso original da Praça Rio Branco. Como maneira de recuperar a importância da arte pública na cidade, aquele pavimento original foi incorporado nessa proposta, estendo-se a toda Praça do CABH. Assim, o padrão de listras original agora religa a Rodoviária e a Praça Rio Branco, e incorpora as ruas Paulo Frontin e Saturnino de Brito ao campo ativo e à Praça Coberta – todos eles num desenho de continuidade ininterrupta, mesmo quando sob o edifício do CABH.”
Projeto premiado com o 2º lugar no concurso nacional CABH organizado pela Prefeitura de Belo Horizonte.