Baixios de Viadutos é um plano de ocupação das áreas residuais sob e no entorno dos viadutos da Via Expressa Leste-Oeste, em Belo Horizonte. O estudo é uma análise de todos os fatores que poderiam influenciar a escolha dos programas de cada um dos 18 viadutos ao longo da via. Ouvidoria com os moradores, dados sobre trânsito e transporte público, acessibilidade dos pedestres, potencial de material para reciclagem, usos existentes, percepção sobre a segurança/violência de cada viaduto etc. foram levados em consideração; todos depois sintetizados por meio de diagramas que apresentam os dados coletados e a metodologia do plano.
Patrocinado pelo Programa de Reabilitação de Áreas Centrais do Ministério das Cidades, o objetivo final do projeto é apresentar uma lista de programas mais indicados para cada um dos viadutos e, principalmente, convencer a Prefeitura a ativar esses vazios urbanos como forma de integrá-los à cidade de forma ambiental, social e funcional.
Baixios de Viadutos começou na mesma época em que a Prefeitura estava demolindo invasões dos baixios (os barracos de madeira comuns nas cidades brasileiras) com tratores. Ao invés de meramente censurar as demolições ou endossar a informalidade das invasões, a estratégia do projeto é disponibilizar essas áreas para todos os habitantes e com a participação dos atores sociais diretamente afetados pelo estado dos baixios.